segunda-feira, 6 de junho de 2011

Por que as pessoas malvadas se divertem enquanto as boas sofre


Alguns perguntam: “Se o bem gera o bem e o mal gera o mal, por que muitas pessoas boas sofrem e algumas pessoas más prosperam neste mundo?” A resposta a essa pergunta, no ponto de vista buddhista, é a de que apesar de alguns serem bons por natureza, eles não acumularam méritos bons de forma suficiente em seu prévio nascimento a fim de compensar os maus efeitos do kamma insalubre na vida presente; em algum lugar no passado houve algum problema. De outro lado, alguns são maus por natureza e ainda assim são capazes de desfrutar dessa vida por um curto período devido a alguns bons kammas fortes que acumularam em se prévio nascimento.
Por exemplo, há certas pessoas que por natureza herdaram uma constituição forte e, como resultado, gozam de uma perfeita saúde. Seu poder de resistência física é forte e daí não são propensos à doença. Embora não tomem precauções especiais a fim de viver uma vida higiênica, elas são capazes de permanecer fortes e saudáveis. Por outro lado, há outros que tomam vários tônicos e vitaminas – alimentos enriquecidos a fim de se fortificarem, mas, apesar de seus esforços para se tornarem fortes e saudáveis, sua saúde não mostra qualquer melhoria.
Quaisquer ações, boas ou más, que uma pessoa cometa nesse período de vida, definitivamente experienciará a reação nessa vida ou depois. É impossível escapar de seus resultados simplesmente rezando, mas somente cultivando a mente e levando uma vida nobre.
Os buddhistas são encorajados a fazer boas ações não com a intenção de obter um lugar no céu. Eles esperam fazer o bem a fim de erradicar seu egoísmo e experienciar a paz e a felicidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário