quinta-feira, 26 de maio de 2011

LUTA PELA VIDA

I love York





PARTICIPEM DA PROMOÇÃO DA MARÍLIA
Clique na imagem e participe também. Faltam poucos dias...

Pérola


Sou a linda Pérola da mamãe!
 Tenho 4 meses, nasci no dia 01/01/2011.Cheguei em casa aos 2 meses e 25 dias faltando pouco para completar 3 meses.












Cheguei pesando 500 gramas, mas mamãe me achou muito magrinha q resolveu servir porções maiores de ração.Hoje com 4 meses peso 900 gramas.
Mamãe compra ração ROYAL CANIN filhotes ,gosto de água de coco,biscoitinhos .
Tenho uma linda pelagem e adoro brincar com meus brinquedinhos e com minha irmãzinha Jolie.
Quando cheguei em casa minha irmazinha ficou muito desconfiada ,medrosa mas aos poucos fomos ficando amigas e hoje brincamos muito juntas e até dormimos juntas todos os dias!

Oi gente estou com 7 meses ,faz tempo que não venho aqui ne´?!Estou muito bem e continuo muito linda e sapeca!!!!A minha irmã Jolie parou de me esnobar rs agora somos amigas confidentes  e inseparáveis...acordamos,brincamos ,comemos e dormimos juntinhas!Mamãe esta muito feliz por tudo isso .
Os meus dentinhos estão caindo aos poucos,estou com 4 presas kkkk.Também tenho outra novidade : eu estou vivendo meu primeiro inverno ! Muito frio mas mamãe comprou lindas roupinhas que me deixa muito quentinha e mesmo com cobertores lindos nem uso porque só durmo com papai ,mamae e Jolie rs.

Campanha do augasalho....





Por que Mãe de Cachorro também é MÃE!!!!










Ser mãe é você adotar um ser com todo seu amor e força  com total dedicação !!!!!  Independente do ser... é você receber este ser de braços,coração e alma aberta! Mamãe ama vcs minhas bonequinhas!
É SIMPLISMENTE ....SER MÃE!!!!

Castração Um ato de Amor

A principal doença reprodutiva das cadelas, e o tumor mais comum de cadelas sexualmente intactas, é o tumor de mama. Ele é o segundo tumor mais frequente em cadelas e o terceiro mais comum em gatas. É provado que a sua incidência cai para 0,5 % quando a cadela é castrada antes do primeiro cio, mas o efeito da castração na diminuição da incidência deste tumor vai diminuindo com o tempo, sendo que não se altera se a cadela for castrada após o segundo cio. Já nas gatas, a ocorrência de tumor de mama é sete vezes maior em fêmeas não castradas do que naquelas castradas.
Além dos tumores de mama, a castração precoce previne virtualmente quase todos os outros tumores relacionados ao sistema reprodutor, tanto em machos quanto em fêmeas, assim como outras doenças do sistema reprodutor. Por exemplo, uma doença muito comum em cadelas e gatas, principalmente naquelas que receberam hormônios para evitar o cio, é o Complexo Hiperplasia Endometrial Cística PIOMETRA, doença que se não for tratada a tempo, ou seja, se não for realizada a retirada do útero, pode levar a morte.

Custos


AG00119_.gif (2913 bytes)Economicamente, a cirurgia em filhotes é muito menos onerosa do que em adultos, pois consome menores quantidades de anestésicos e materiais em geral, sem ainda falar no tempo, pois a cirurgia é muito mais rápida do que no animal adulto.

Outra vantagem em se castrar filhotes é fazer com que após a adoção, não exista o risco destes animais se reproduzirem e agravarem problema da superpopulação, pois, a maioria dos proprietários não está consciente do problema e deixa seus animais se reproduzirem sem critérios. Quando se trata da fêmea o quadro é ainda pior, pois, muitas vezes o que vemos são os donos matarem os filhotes assim que nascem ou jogá-los na rua para que morram ou sejam adotados, e quando eles sobrevivem acabam se tornando cães vadios , sem dono, passando fome nas ruas e transmitindo doenças para outros animais e mesmo para as pessoas. O que fazer ? Ser conivente com a carrocinha e o sacrifício em massa , ou adotar uma política consciente de castração?

j0149673.gif (6831 bytes)Mitos e Preconceitos

Embora com o conhecimento das vantagens que a castração precoce pode propiciar, ainda existe um receio por parte dos veterinários e da própria população em castrar animais jovens. Os principais problemas citados na literatura mais antiga, e que caíram na crença popular são citados e discutidos a seguir.


1. Retardo no Crescimento

A maturidade do esqueleto está muito relacionada a puberdade e sofre ação direta dos hormônios sexuais, além de outros. Embora não essenciais os hormônios sexuais influenciam em todo o metabolismo do esqueleto. Dessa forma foi constatado que a castração precoce atrasa o fechamento das epífises ósseas, o que quer dizer que o animal permanece em fase de crescimento por mais tempo e com isso tem estatura ligeiramente maior do que teria se não fosse castrado; além disso não ocorrer em todos os animais castrados antes da puberdade, este efeito não traz nenhum problema, uma vez que não estamos falando de padrões de raça em animais que participam de competições, pois, os animais para exposição devem reproduzir.

Quanto ao maior risco de fraturas, nada foi comprovado a respeito e, na experiência dos autores onde mais de 13 filhotes castrados, entre cães e gatos, nenhum apresentou qualquer alteração significativa.

2. Obesidade

comidinha.gif (4611 bytes)Cientificamente foi provado que aproximadamente 30% das cadelas castradas engordam devido ao aumento do apetite, e parece que o mesmo ocorre em gatas. Porém, se a ingestão de alimentos for controlada após a cirurgia esse problema tende a diminuir.

Estudos realizados em ratos, mostram que se a castração for feita antes da puberdade não há aumento na tendência a obesidade, e o mesmo foi comprovado em nosso estudo com cães e gatos onde nenhum dos filhotes castrados engordou em demasia após a cirurgia.

3. Problemas de pele

Vários problemas de pele tem sido atribuídos a castração, como dermatites e queda de pelos, mas, nenhum trabalho comprovou que tais problemas fossem inerentes a castração uma vez que animais não castrados também apresentam estes problemas.

4. Mudança de comportamento

chocolate.gif (2522 bytes)É da crença popular que animais castrados ficam mais mansos e preguiçosos. Vários trabalhos tem sido feitos comparando em competições o comportamento e performance dos animais que foram castrados após a puberdade, mas quando receberam a mesma alimentação e cuidados que os animais inteiros não mostraram nenhuma diferença

Por outro lado, com relação a "vadiagem", ou seja, o fato dos animais principalmente machos (cães e gatos) viverem fora de casa, procurando fêmeas no cio ou brigas com outros machos, estes hábitos diminuem em 90 % dos casos após a castração, além de reduzir consideravelmente a agressão entre machos e a marcação de território com a urina. Vale ressaltar que outros tipos de agressividade, principalmente no caso de cães de guarda não é afetada.

Concluindo, nenhuma diferença de comportamento nas brincadeiras, caça, monta, dominância e guarda, ocorre em animais castrados, seja precoce ou tardiamente.

5. Problemas urinários

Relativamente muito pouco se sabe com relação aos efeitos dos hormônios sexuais sobre o sistema urinário em cães e gatos.

Porém, sabe-se que os problemas antigamente atribuídos a castração como aumento da predisposição a obstrução uretral em gatos, ou a incontinência urinária em cadelas ainda merecem maiores esclarecimentos.

A incidência de obstrução uretral em gatos é a mesma em gatos castrados ou não, embora os mecanismos dessa patologia ainda não tenham sido esclarecidos.

Com relação a incontinência urinária em cadelas, ela pode ocorrer de semanas a anos após a cirurgia de castração, assim como em cadelas inteiras. Vários problemas anatômicos e fisiológicos estão associados ao problema e não se tem ainda uma causa definida. Se há influencia hormonal, não há evidencias que surgiram que a castração precoce irá potencializar o problema.

6. Riscos anestésicos e cirúrgicos

Quando filhotes com menos de 12 semanas são anestesiados, atenção especial deve ser dada para o pequeno tamanho do paciente e as diferenças na distribuição, metabolismo e excreção dos anestésicos mas, de maneira geral a cirurgia é feita em menos de 15 minutos nas fêmeas e 5 minutos nos machos, tornando-se bastante segura.

Xixi Dog

Existe vários meios que podemos utilizar para educá-los tanto os machos quanto as fêmeas.
Muitos acham que gritos, agressões e força bruta não surtem efeitos positivos, ao passo que paciência é o principal remédio contra os maus hábitos dos bichos de estimação. O Problema: O cachorro se recusa a fazer suas necessidades em um local da casa? o primeiro passo que definem como correto é a punir o cachorro. Gritar, bater e esfregar o cachorro e isso não vai fazê-lo entender o motivo do castigo.
A melhor solução é habitue-se a dar passeios diários com ele. Evite bloquear o acesso ao local onde ele deve fazer suas necessidades em casa, como manter portas abertas e seu' banheiro' à mostra.
Tempo para resolver o problema na maioria dos casos é em média três meses sendo o suficiente para fazê-lo entender sua rotina na casa. Caso não resolva, vale à pena consultar um veterinário, pois o animal pode estar com incontinência urinária. Não é necessário a força bruta e sim muita paciência para educá-lo da maneira que deseja como por exemplo: pipi dog e até mesmo faça uso de jornal,em um mesmo local sempre,só trocando o jornal de cima(salvo em casos de fezes)ele aprenderá a fazer sempre naquele lugar.

Cuidados com seu filhote em casa

Antes de trazer seu filhote para casa, você precisará tomar providências para ela seja segura para ele. Os filhotes são como os crianças pequenas: eles querem explorar todos os cantos da casa e pôr tudo na boca.

Eis uma lista de verificação simples para garantir que sua casa esteja segura antes de deixar o filhote correr livremente: Certifique-se de que todos os produtos domésticos venenosos estão armazenados fora do alcance do filhote. Você colocou os produtos de limpeza domésticos, detergentes de máquina de lavar roupa, alvejantes, desinfetantes, inseticidas, fluidos de limpeza, fertilizantes, bolinhas de naftalina, venenos para insetos, venenos para ratos e outros produtos em armários ou em prateleiras altas? Estes produtos podem ser mortais para o seu filhote. À medida em que seu filhote for crescendo, ele será capaz de explorar locais mais elevados e terá a tentação de pular sobre as prateleiras.

Verifique suas Plantas

Muitas plantas no interior e em torno de sua casa podem ser ameaçadoras para o seu filhote. Você sabia que os caroços de damascos e pêssegos, bem como espinafre e tomate verde (Lycopersicon lycopersicum) podem causar doença ao filhote e, em grandes dosagens, podem até ser fatais?

Olhe para Sua Casa do Ponto de Vista do Seu Filhote

Sente no chão e olhe em volta. Existem cabos elétricos pendentes, pregos soltos, sacos de plástico ou outros objetos tentadores ao alcance do seu filhote? Caso afirmativo, não deixe de guardá-los imediatamente.

ALGUMAS SUGESTÕES ADICIONAIS


Nunca deixe seu filhote sem a supervisão de alguém, tanto dentro ou como fora de casa, e mantenha-o fora das sacadas, varandas e coberturas elevadas

Os filhotes, não importa de que raça, são tão pequenos que eles deslizam através de aberturas e podem cair. Os filhotes também podem ficar presos em cordas ou no plástico dos suportes de bebidas de seis pacotes. Corte fora estes objetos a fim de evitar problemas.

Mantenha a Tampa do Seu Vaso Sanitário Abaixada

Os filhotes, com freqüência, têm a tentação de brincar na água do vaso sanitário. Pode ser muito difícil eliminar este hábito. Não apenas isto é embaraçoso para a família e amigos visitantes, mas também o produto de limpeza utilizado para limpar o vaso sanitário pode ser prejudicial se ingerido.

Tire da tomada, remova ou cubra quaisquer cabos elétricos na área de confinamento do seu filhote

A mastigação destes cabos pode causar queimaduras severas na boca, eletrocussão e incêndios. Também é uma boa idéia cobrir as tomadas elétricas quando não estiverem sendo usadas.

Mantenha os botões, cordões, agulhas de costura, alfinetes e outros objetos pontudos fora do alcance do seu animal de estimação

Se seu filhote engolir qualquer um destes objetos, ele poderá danificar sua boca e órgãos internos. Não amarre fitas em volta do pescoço do seu filhote. Ele pode se sentir tentado a mastigar a fita, o que pode causar problemas digestivos. Ele também pode se sufocar se a fita ficar presa em alguma coisa.

Plantas Problemáticas para Filhotes

Se seu filhote apresentar a tendência de mordiscar a grama, não se aflija. Se este hábito vegetariano continuar e ele tentar mordiscar qualquer planta que possa ser venenosa, FAÇA-O PARAR ou, então, alguns problemas poderão ocorrer. Estas plantas podem levar seu filhote a adoecer e até mesmo matá-lo. Lembre-se, esta não é uma lista completa de plantas perigosas. Você deverá conversar com seu veterinário para saber mais sobre estas e outras plantas que podem ser prejudiciais ao seu filhote.

SUPRIMENTOS A SEREM COMPRADOS

Antes de trazer seu filhote para casa, compre alguns suprimentos. A preparação antecipada para a chegada do seu novo amigo permitirá que você e seu filhote tenham tempo para se conhecerem. Veja a seguir uma lista mais completa de produtos de animais de estimação.

Tigelas de Alimento e de Água

Escolha tigelas que não tombem. Certifique-se de que elas são fáceis de limpar, uma vez que elas precisão ser lavadas diariamente. Compre tigelas separadas para alimentos e para água. Você poderá comprar tigelas menores no início e, depois, passar para tigelas maiores à medida em que o seu filhote vá crescendo. Isto evitará que ele fique enterrado sob um monte de alimento para cães ou caia em sua tigela de água toda vez que ele beber água.

Coleira

Existe no mercado uma variedade de coleiras leves para seu filhote. Algumas têm fivelas e outras são encaixadas mediante pressão. Independentemente do estilo de coleira que você escolha para seu filhote, não se esqueça de acrescentar uma etiqueta de identificação mencionando o nome do seu filhote, seu endereço e número de telefone.

A primeira coleira do seu filhote deve ser feita de náilon ou couro leve. Para medir o tamanho da coleira do seu filhote, meça seu pescoço e acrescente cinco centímetros. Para certificar-se de que a coleira está ajustada no pescoço da forma apropriada, você deverá ser capaz de enfiar dois dedos entre a coleira e o pescoço do seu filhote. Se seus dedos se encaixarem confortavelmente, isto significa que você tem a coleira de tamanho certo. Se houver espaço extra, você precisará de um tamanho menor. Se ambos os dedos não couberem, então, a coleira está pequena de mais. Poderá levar tempo para o seu filhote se acostumar a usar sua coleira, portanto, não desanime se ele se sentir desconfortável e começar a arranhar sua coleira.

Correia

A guia vem em uma variedade de estilos, tais como guias de couro, náilon e retráteis, e em uma variedade de comprimentos. Uma guia de seis pés é o comprimento ideal tanto para adestramento como para passeio.

Sempre mantenha seus filhote em sua guia, a menos que ele esteja em uma área fechada com cerca ou muro. Muitos estados e cidades têm leis relativas ao uso da guia, segundo as quais é obrigatório manter seu filhote em sua guia durante todo o tempo, mesmo em parques públicos e campos de esportes. Segundo estas leis, você poderá ser multado se for apanhado com seu filhote fora da guia. Não se esqueça de recolher o excremento de seu filhote se ele for a um banheiro público como, por exemplo, um parque ou o gramado de um vizinho.

Suprimentos de Higiene e Embelezamento

Não deixe de ter os instrumentos para a higiene e embelezamento apropriados. Tais instrumentos diferem dependendo da pelagem do filhote. No caso das raças de pêlos curtos, utilize uma escova com cerdas naturais, uma almofaça de borracha ou uma luva mitene. Um pente de metal rijo de dentes largos e, talvez, um desembaraçador sejam necessários para as raças de pêlos longos. Não deixe de incluir um pente para pulgas em seus suprimentos de higiene e comece estabelecendo um programa de higiene para o seu animal de estimação tão rapidamente quanto possível.


BrinquedosTodos os filhotes precisam de brinquedos para ajudá-los a se exercitarem e proporcionar a eles uma maneira segura de satisfazer seu desejo intenso de mastigar. Só escolha brinquedos que sejam feitos para filhotes e não possam ser lascados, rasgados ou engolidos. Grandes pedaços de couro cru, objetos de mastigação de náilon e bolas de borracha dura são divertidos e seguros. Como regra geral, se o brinquedo puder se encaixar confortavelmente na boca de um filhote, isto significa que ele é pequeno demais.

A Caixa de Brinquedos do Seu Filhote Não Deve Conter os Seguintes Objetos

Brinquedos de esponja ou objetos com pontas duras, afiadas ou peças anexas, que podem desprender-se e ser perigosas se engolidas.

Sapatos ou outras peças de vestuário pessoal. Ao dar estes objetos ao seu filhote, você simplesmente estará ensinando a ele que ele pode mastigar seus sapatos e fazer buracos em suas camisas.

Rolos de barbante, fios, sacos plásticos e outros objetos domésticos que poderiam alojar-se na garganta do seu filhote levando-o a sufocar-se.Engradado ou Cama para DormirSeu filhote precisará de um ambiente de temperatura com pouco calor, morno e confortável para dormir. Um engradado constitui uma toca para seu filhote quando você não está em casa.

Geralmente, são dois os tipos de engradados: um engradado de plástico, fechado, portátil, com alças, ou um engradado de metal. O engradado do seu filhote deve ser suficientemente grande para ele ficar de pé, virar-se e deitar-se e ter ventilação adequada. Se você comprar um engradado tamanho adulto, compre divisórias ou coloque uma caixa de papelão na parte de trás a fim de proporcionar ao seu filhote um espaço aconchegante. Mesmo que você coloque seu filhote em um engradado, você deverá ter uma cama de dormir separada, para quando você estiver em casa. Compre uma cama tamanho filhote, ao invés de uma cama tamanho adulto, para que seu filhote se sinta seguro e aconchegado.

Removedor de Mancha e Cheiro

Um removedor de mancha e cheiro de fórmula especial tira o odor do nariz de um filhote, bem como do seu nariz. Os produtos domésticos convencionais não encontrados na seção de produtos de animais de estimação ou em uma loja de suprimentos encobrem o odor para os seres humanos, mas não para os filhotes. Se você usar um produto doméstico convencional para limpar o excremento do seu filhote, não fique alarmado se ele voltar a fazer suas necessidades no mesmo local. Ele está simplesmente tentando marcar seu território

Brinquedos de crianças feitos de borracha macia, pele, lã, esponja ou plástico. Se seu filhote engolir uma pequena partícula destes materiais, ela poderia causar problemas digestivos.

Olhos

Verifique os olhos de seu cão diariamente e limpe qualquer substância seca dos cantos usando uma bola de algodão umedecida. Veja se os olhos estão vermelhos, lacrimejantes ou com secreção. Os problemas dos olhos que não desaparecem em 24 h devem ser tratados por um veterinário. Os problemas de olhos que afetam os cães são lacrimejamento excessivo, geralmente causado por alergias, infecções, machucados ou irritação; conjuntivite, inflamação da conjuntiva, membrana que contorna a pálpebra, e objetos estranhos.

O lacrimejamento é comum em raças pequenas, como os poodles. Se os olhos de seu cão parecem lacrimejar excessivamente, deixe que seu veterinário dê uma olhada, para determinar qual é o problema e como tratá-lo. Entretanto, em alguns cães as lágrimas não parecem ter causa aparente.
Mesmo o lacrimejamento normal pode causar manchas escuras embaixo dos olhos, especialmente em cães com pelagem branca ou clara. Para manter essas manchas sob controle, lave a área embaixo dos olhos freqüentemente, usando água morna e algodão. Certifique-se de ter aparado cuidadosamente os pêlos manchados. Não use sabão perto dos olhos, pois pode causar uma úlcera na córnea.



Uma quantidade anormal de secreção no canto dos olhos ou uma aparência avermelhada na conjuntiva são sinais de conjuntivite. Essa doença é comum em cães que colocam a cabeça para fora da janela do carro ou passam grande tempo do lado de fora, quando o tempo está ventando ou com muita oeira. Em casos mais brandos, cura-se sozinho. Se o problema persistir, leve seu cão ao veterinário para se tratar.

Os cães passam a pata nos olhos para limpá-los, embora a maioria dele não seja tão meticulosa quanto os gatos. No entanto, se o cão estiver passando a pata continuamente nos olhos ou entortando-os, ele pode estar com um corpo estanho. Examine-os em um cômodo bem iluminado, para que você não deixe passar. Para ter uma visão melhor, puxe para baixo a pálpebra inferior e para cima a superior. Se apenas um olho parece ter sido afetado, compare-o ao outro para ver como diferem. Se você não conseguir achar nada ou não conseguir remover o objeto, leve o cão para tratamento no veterinário

quarta-feira, 25 de maio de 2011

Qual razão de queda de pêlos da Jolie??



Eu sou a Jolie...uma yorkshire de 2 anos e 3 meses.Desde ano passado  em março q começou a cair meus Pêlos na parte dorsal indo p lombar!




Por esta razão para que os pêlos ficassem uniforme  minha mamãe resolveu cortar tudo.
Chegou a crescer novamente ,mamãe estava me dando vitamina mas em novembro do ano passado peguei CINOMOSE ,fiquei muito doentinha e foi muito sofrimento. Mas sou uma york muito guerreira e amada então com muito carinho,amor e cuidados fiquei boa!
Mas depois de alguns dias todos os pêlinhos começaram a cair novamente ...sempre no mesmo local!!!!
Mamãe tosou novamente!
Mas agora ela está me tratando com complexos vitaminicos e minerais e vitamina que aumenta minha imunidade .
Parou com biscoitinhos,palitinhos,petiscos  em geral!!!!Parou também cm perfumes ,silicones  tudo até descobrirmos a causa!
Mamãe desconfia que seja hormonal!
Efinalmente descobrimos um dermatologista aqui na minha cidade ....OBAAA agora vou me consultar e voltar com meus pêlos compridos novamente!


Dando Banho

Os cães não precisam de banho com freqüência - só quando estão sujos ou fedorentos. No entanto, é uma boa idéia acostumar seu cão ao processo do banho enquanto ainda é jovem e aberto a novas experiências. Se você apresenta a hora do banho como uma atividade divertida e confortável, será fácil executá-la quando ele crescer e pesar 50 kg.

Mais uma vez, siga o lema dos escoteiros: "sempre alerta". Você deixou tudo de que precisa em um local de fácil alcance antes de você começar com a água? Escova, bolas de algodão, xampu e toalhas. Também coloque uma esteira de borracha na parte de baixo do tanque ou da banheira para que seu cão não escorregue e deslize. Então, encha-a com água morna, não quente.

Agora é hora de colocar o cão. Escove-o criteriosamente, da pele para fora, para remover embaraços e pêlo solto. Os embaraços e os nós se tornam piores quando molhados. Sendo assim, esteja certo de que os removeu antes. Coloque bolas de algodão confortavelmente, mas não profundamente, nas orelhas do cão, para evitar a entrada de água e sabão.

Coloque seu cão na água, segurando-o com cuidado, mas firme. Molhe-o da cabeça para baixo, estando certo de que a água não atinge os olhos e os ouvidos. Não mergulhe o cão. Aplique um xampu especialmente formulado para cães. Nunca o seu xampu, pois o pêlo do cachorro cobre o corpo todo, não só a cabeça. Sendo assim, a dose dos ingredientes pode ser demais para ele. Agora, cubra com espuma, fazendo o xampu descer e atingir a pele. Se você está banhando um filhote com um xampu anti-pulgas, verifique se é adequado para cães da idade dele. Sempre leia e siga cuidadosamente as instruções da embalagem. Evite que o xampu caia nos olhos e nos ouvidos.

Continue falando com seu cão durante o banho, acalmando-o e dizendo como ele é um bom menino, mesmo que ele esteja tentando sair da banheira. Enxágue-o completamente, de novo usando água morna. Tenha um cuidado especial para não cair xampu nos olhos e orelhas dele quando enxaguar a cabeça. Tire o cão da banheira, diga que ele é um bom menino e seque-o com uma toalha, até que fique úmido. Se está quente e com sol, você pode deixar o cão se secar sozinho em um canil, cercado ou em qualquer área delimitada e ventilada. Continue esfregando-o com uma toalha seca para acelerar o processo. Se a secagem ao sol não é possível, secadores para animais de estimação estão disponíveis à venda para o uso em casa. Do contrário, você pode usar um secador de cabelos comum (se seu cão não ficar assustado com ele) em uma velocidade baixa e temperatura morna, para acabar de secá-lo. Nunca use um secador no modo quente ou rápido e evite colocar o equipamento muito perto do cão. Mantenha o animal em uma área morna, livre de ventanias, especialmente se o tempo estiver frio, úmido ou com vento.

Para manter seu cão limpo e cheiroso após o banho, escove-o regularmente: a cada semana para cães de pêlo curto e diariamente para cães de pelagem longa ou pesada. A escovação remove os pêlos mortos, sujeiras, parasitas e distribui o óleo da pele para manter a pelagem do cão brilhosa e bonita. Se você faz o banho e a escovação serem processos agradáveis, especialmente com filhotinhos, será muito mais fácil no futuro.

O toque profissional: quando procurar um arrumador
Idas regulares a um arrumador profissional são a alternativa mais apropriada para o dono ocupado. Alguns cães precisam de muita manutenção e, de qualquer forma, não importa quanto de tempo vago você tenha: pode ser melhor que um arrumador profissional cuide de pelagens longas, grossas ou pesadas. Outros donos gostam de fazer o trabalho pesado e mantêm sua interação com o cão apenas por divertimento e aprendizagem. Um arrumador profissional também pode achar manchas incomuns, inchaços, protuberâncias ou até mesmo machucados que você pode não ter visto embaixo de todo aquele pêlo.

Um cão cuja pelagem está cheia de nós ou imunda precisa de cuidado profissional. Retirá-los é um processo delicado, que leva muito tempo, e os erros podem resultar em machucados. Em casos mais graves, os cães têm que ser completamente tosados. O toque profissional também é obrigatório para exposições caninas. As condições para o banho são bastante rígidas: a pelagem dos terriers deve preferivelmente ser arrancada na tosa, por exemplo. O trabalho de um amador não colocará o cão em sua melhor forma.

cuidado com os dentes

Embora os cães geralmente não tenham cáries, eles são propícios a doenças de gengiva por causa da formação de tártaro. Ele é um subproduto da placa, que é um resíduo macio e pegajoso que fica nos dentes após comer. Quando a placa endurece, faz as gengivas ficarem vermelhas, inflamadas e doloridas. Isso é chamado de gengivite. As doenças gengivais são um dos problemas mais comuns que os veterinários encontram nos cães. Além de causar mau hálito, se a doença periodontal ficar muito ruim, pode interferir na mastigação e até mesmo afetar órgãos internos, causando infecções bacterianas nos rins e no coração.

A boa higiene dental não pode começar muito atrasada. Se você começa a cuidar dos dentes de seu cão enquanto ele é um filhote, você pode reduzir bastante a chance de ele desenvolver doenças periodontais. Para escovar os dentes, use uma escova pequena e macia ou então uma escova de dedo com pasta de dente ou solução de limpeza feita para bichos de estimação. A pasta de dente para pessoas faz muita espuma e os aditivos podem irritar o estômago de seu cão. Você também pode embrulhar gaze em torno do seu dedo e esfregar suavemente os dentes de seu cão com uma pasta. Para fazê-la em casa, misture bicarbonato de sódio com um pouco de sal e água. Aplique-a com uma escova de dentes ou gaze. Não use essa receita se seu cachorro faz dieta com restrição de sódio.

O ideal é que você escove os dentes do cão todos os dias, mas pelo menos uma escovação semanal ajudará. A formação de tártaro tem que ser removida pelo veterinário, com o cão sob anestesia. Sendo assim, o esforço extra da escovação regular vai salvar você e seu cão de muito mais esforço e despesas mais à frente.